Curso Pré Jornadas
Obesidade: Diagnóstico e Gestão Multidisciplinar na Medicina Geral e Familiar
Data: 10 de Março – Das 09h00às 13h00
Formador: A designar
Público-alvo: Médicos de MGF e internos
A obesidade é uma doença crônica, multifatorial e recidivante, que pode comprometer órgãos, gerar complicações metabólicas e cardiovasculares e reduzir a qualidade de vida.
O papel do médico de MGF é fundamental na identificação precoce, na abordagem terapêutica individualizada e no acompanhamento contínuo dos doentes com obesidade.
Este curso prático foi concebido para fornecer ferramentas objetivas e baseadas em evidência, aliando exposição teórica breve a discussão interativa de casos clínicos, para aplicação imediata na prática clínica diária.
Objetivos gerais:
- Identificar obesidade como doença crónica.
- Aplicar critérios de diagnóstico, avaliação e estratificação de risco.
- Implementar abordagens terapêuticas com base em evidência científica e elaborar um plano terapêutico individualizado.
- Estruturar plano de seguimento e prevenção de recidiva.
Contexto e classificação
- Obesidade como doença crónica multifatorial.
- Dados de prevalência (Portugal e mundo).
- Classificação pelo IMC e perímetro abdominal.
- Estratificação de risco.
Avaliação clínica
- História clínica dirigida (hábitos, medicamentos, antecedentes).
- Exame físico orientado para complicações metabólicas e cardiovasculares.
- Exames de rotina.
- Identificação de comorbilidades mais frequentes.
Intervenção terapêutica
- Técnicas de entrevista motivacional.
- Dietas com maior suporte científico.
- Recomendações de atividade física adaptada.
- Fármacos aprovados: mecanismo de ação, indicações, contra-indicações.
- Algoritmo de tratamento farmacológico da obesidade e das complicações.
- Critérios cirurgia bariátrica: referenciação e seguimento pós-operatório.
Seguimento e prevenção
- Frequência e estrutura das consultas de seguimento.
- Indicadores de sucesso e adaptação do plano tterapêutico.
- Prevenção da recidiva e manutenção do peso perdido.
- Papel da equipa multidisciplinar (nutrição, psicologia, exercício).
Cursos e Workshops Pré-Congresso
Sessões práticas antes do arranque das Jornadas — vagas limitadas por grupo.
Gestão de Equipas
Dia 10 de Março – 09h00 às 13h00
Formadora: A designar
Máx. 15 formandos
30€ por pessoa
Duração 4h
Cada vez mais queremos serviços de qualidade e para que tal se estenda a todas as áreas, mas especialmente à área da saúde, onde cuidamos, diagnosticamos, tratamos, orientamos e aconselhamos clientes e respetiva família, é necessário alargarmos os nossos conhecimentos a nível do trabalho em equipa.
Assim, o trabalhar em equipa, é muito mais do que saber o que cada um e cada uma faz. O que está na base deste trabalho, para além dos saberes técnicos já aprendidos e a desenvolver-se, é a comunicação que, por sua vez, depende das relações interpessoais, das emoções, dos sentimentos e da Inteligência emocional. Falarmos em gestão de equipas em saúde, para além do que já foi referido sobre o que é necessário para trabalhar em equipa, há que acrescentar a liderança e a gestão, sem menorizar o papel importante da motivação, que estará implícita em toda a formação.
São objetivos gerais deste workshop:
- Reconhecer quais os elementos centrais dos processos de funcionamento de uma equipa e quais as formas de intervenção para melhorar a sua eficácia;
- Utilizar o modelo de liderança de equipas de acordo com a abordagem funcional da liderança;
- Distinguir os conceitos de Leadership, Autoridade, Influência e Poder;
- Refletir sobre a sua própria experiência como Líder e sobre a forma adotada na tomada de decisões;
- Utilizar técnicas de comunicação e mudança planificada, construídas a partir da observação de comportamentos verbais e não-verbais dos grandes comunicadores.
- Do Líder à Equipa;
- A Confiança e a Inteligência Emocional em contexto de Liderança;
- O Papel da Comunicação;
- O Papel do Feedback e do Feedforward;
- Construção de Relações Saudáveis com a Equipa;
- Motivação da Equipa;
- Plano de Melhoria Individual;
Destinatários: Profissionais de todas as áreas e população em geral.
Certificação: No final, o formando terá direito ao Certificado de Participação, rubricado pelo representante do Grupo das Formações Norte a Sul, Formador e da Organização das Jornadas.
Gestão de Conflitos
Dia 10 de Março – 09h00 às 13h00
Formadora: A designar
Máx. 15 formandos
30€ por pessoa
Duração 4h
O profissional de saúde está em constante interação com pessoas, num setor marcado por fortes mudanças científicas, tecnológicas, culturais e financeiras, potencialmente geradoras de tensão nas relações com doentes, familiares, equipas, chefias, parceiros.
O conflito faz parte da vida pessoal e profissional e é essencial para o desenvolvimento individual e coletivo. Por isso é preciso saber lidar com ele de forma saudável, percebê-lo, avaliá-lo, selecionando as melhores estratégias. É também essencial ter auto-consciência dos padrões pessoais de lidar com os conflitos.
- Refletir e aprender sobre algumas ferramentas para lidar com as diferentes situações desafiantes da nossa vida e, consequentemente, ser capaz de autogerir de forma mais eficaz os nossos conflitos (internos e externos) — tipos de conflitos.
- Conhecer e refletir sobre os estilos de abordagem aos conflitos;
- Lidar e gerir situações de diálogo difícil;
- Encontrar soluções para resolver conflitos;
- Treinar estratégia para a resolução de conflitos.
Destinatários: Profissionais de todas as áreas e população em geral.
Certificação: No final, o formando terá direito ao Certificado de Participação, rubricado pelo representante do Grupo das Formações Norte a Sul, Formador e da Organização das Jornadas.