A Nossa Jornada
Caro Participante,
Foi em março de 2018 que 3 amigos da carreira de MGF tiveram a ideia de organizar um Congresso dirigido a médicos da mesma especialidade em moldes inovadores, indo de encontro a um sonho que já há muito tempo perseguiam.
Pretendia ser uma reunião eminentemente prática, dinâmica e o mais diversificada possível, dirigida a Médicos da especialidade de Medicina Geral e Familiar.
Um congresso, organizado por Médicos de Família para Médicos de Família que exerciam clínica no seu dia a dia.
Sendo os organizadores da mesma especialidade, estariam em condições ideais para ir de encontro às necessidades formativas e desejos de toda a comunidade de Médicos de Família. Até aí, a grande maioria dos congressos e jornadas eram organizadas por serviços hospitalares ou por médicos hospitalares os quais na grande maioria dos casos, não tinham a noção das necessidades teóricas e práticas no exercício da nossa especialidade, das nossas dificuldades, das nossas limitações a vários níveis e do conhecimento que realmente pretendíamos para poder exercer a nossa profissão o melhor possível.
Era assim necessário ter uma equipa para deitar mãos á obra. A escolha dos organizadores foi privilegiar jovens médicos da nossa carreira. Assim, foram convidados e integrados 2 jovens especialistas e 5 internos de especialidade em várias fases da sua formação, ficando a comissão organizadora constituída por 10 elementos.
Iniciámos então reuniões quinzenais com grande entusiasmo, definindo o local das jornadas, o logotipo das mesmas, o programa, os palestrantes, etc. Tudo isto foi feito com muito trabalho, dedicação e perseverança, mas sempre com muito entusiasmo.
Todas as sessões seriam baseadas em casos clínicos do dia a dia com discussão e suportados pelas últimas novidades científicas. Os médicos da nossa carreira estariam sempre envolvidos de modo ativo nas várias sessões, quer apresentando casos clínicos do dia a dia, quer fazendo comunicações teóricas sobre vários temas. A nossa ideia também incluía a realização de uma parceria entre a nossa especialidade e as diversas especialidades hospitalares. Daí o nome de Jornadas Multidisciplinares e que seriam obviamente multitemáticas. Os palestrantes e participantes foram criteriosamente selecionados não só baseado nas suas qualidades científicas, mas muito pelas suas capacidades de comunicação que consideramos fundamentais para o que pretendíamos.
Chegou então o dia das primeiras jornadas em março de 2019 que aguardávamos com tanto entusiamo, mas também com muita ansiedade. Finalmente todo o projeto ia ser posto á prova.
O resultado não poderia ter sido melhor! Ultrapassamos as 600 inscrições!
O feedback dos médicos foi excelente o que nos deu alento para continuar a trabalhar mais e melhor, mas agora com uma responsabilidade acrescida pelas expectativas então criadas.
Depois surgiu a pandemia à COVID-19 que muito mudou as nossas vidas. Esta inesperada e imprevista situação pandémica implicou a alteração da data prevista para as Jornadas em 2020 e a necessidade de serem realizadas em modelo digital. A partir daí passamos a realizar as Jornadas Multidisciplinares em modelo híbrido, ou seja, presencial e digital, para deste modo, podermos chegar a um maior número de médicos de MGF.
Fazendo um balanço destes últimos 5 anos chegamos à conclusão de que valeu a pena todo o nosso trabalho e o nosso esforço em prol da educação em Medicina Geral e Familiar.
Os anos foram passando, o nosso empenho, trabalho e dedicação foi sendo sempre o mesmo e o número de participantes tem sido sempre em crescendo ano após ano até atingir o número de cerca de 1700 inscrições em 2023.
Hoje as Jornadas Multidisciplinares alcançaram um prestígio não só a nível regional como a nível nacional sendo consideradas um espaço de formação, partilha de conhecimento e experiências que a maioria dos Médicos de MGF já não prescinde.
Muito obrigado a todos os que nelas participam. No futuro tudo faremos para que as Jornadas continuem a ser transformadoras, a ter valor acrescido e a qualidade já habitual, beneficiando um número crescente de Médicos de MGF. Estamos empenhados, e esperamos que ao longo dos anos vindouros possamos fazer cada vez mais e melhor.