Prevenção da doença pneumocócica no adulto nos cuidados de saúde primários: perspetivas futuras

Prevenção da doença pneumocócica no adulto nos cuidados de saúde primários: perspetivas futuras

A doença pneumocócica é uma prioridade de saúde pública na população adulta. O Streptococcus pneumoniae causa doença pneumocócica, sendo que as pessoas idosas e as portadoras de doenças crónicas ou imunocomprometidas têm um risco acrescido.

As vacinas pneumocócicas reduzem a incidência de doença pneumocócica, nomeadamente de doença invasiva. No entanto, alguns serotipos não incluídos nas vacinas em uso na atualidade têm emergido como uma importante causa de doença invasiva pneumocócica (DIP). A maior cobertura vacinal da população adulta poderá reduzir a carga de doença pneumocócica.

Existem recomendações nacionais e internacionais para a imunização pneumocócica. Fruto do lançamento das vacinas conjugadas PCV15 e PCV20, as recomendações deverão ser revistas face à evidência científica mais recente. Atendendo à realidade epidemiológica portuguesa da DIP, a implementação preferencial de uma estratégia vacinal nacional simples e universal, assente numa única dose da vacina conjugada PCV20, poderá contribuir para uma mais rápida e duradoura obtenção de ganhos em saúde. O médico de família tem um papel primordial na prevenção e na implementação da vacinação pneumocócica na população adulta, com vista à sua proteção e à obtenção de melhores resultados em saúde.

Poderá encontrar o artigo completo aqui.

Rodrigo Costa e Rui Costa

Consulte o nosso programa

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Comments